quinta-feira, 18 de abril de 2019

Cigarra "chorona"









Essa é mais uma espécie de cigarra que eu desejava capturar há pelo menos um ano!! Mas qual foi a minha surpresa ao capturá-la e ver que ela é praticamente idêntica à outra cigarra do post mais recente do meu blog, sendo a única diferença o canto?? E ambas são muito semelhantes a uma espécie que já figurou no meu blog: Dorisiana drewseni. Será que são todas do mesmo gênero?? Enfim, observa-se aqui o tamanho diminuto do espécime (aproximadamente 2cm), as patas esverdeadas, o ventre amarronzado e o dorso bastante escuro. Não há marcas características nas asas.
Se alguém souber a identificação, favor me responder nos comentários.

quarta-feira, 27 de março de 2019

Cigarra desconhecida com canto de serra elétrica












Esperei por quase 8 anos para capturar uma cigarra desta espécie!!! E eu não imaginava como ela era pequena... em uma postagem anterior, eu supus que esta talvez fosse a maior espécie de cigarra do Brasil; não poderia estar mais enganado!!!😅
Bom, não sei que espécie é essa; só sei que é bastante barulhenta, com o seu canto que a princípio parece um "coaxar" e depois evolui para um som de serra elétrica... alguém se habilita?? No vídeo postado, outras cigarras da mesma espécie cantam enquanto eu capturo o espécime fotografado. 

sábado, 23 de março de 2019

Carineta formosa (ou Carineta diardi)







Essa aqui eu considero um troféu máximo da beleza das cigarras!! Localizei este espécime na cidade de Caçapava-SP, em setembro de 2016. Só tenho dúvidas quanto a sua real nomenclatura científica: é uma Carineta formosa ou uma Carineta diardi?? Quem souber, favor me dizer a diferença entre elas... kkkkkkk

Cigarra desconhecida














Primeiramente, peço desculpas pelo longo tempo de ausência de postagens.
Em segundo lugar, trago novidades.
Eu já localizei esta cigarra na região de Paraibuna-SP, no ano de 2012. Porém, não consegui capturar um exemplar. Agora, ao final de 2018, consegui capturar um exemplar na região de Barueri-SP. Fisicamente, ela não parece nada diferente da Dorisiana viridis, mas o seu canto é algo único, cujo similar mais próximo pertence ao gênero Majeorona. Seria essa uma M. bovilla?? Não sei. Só sei que estou feliz de ter encontrado este espécime.