quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mistério resolvido!!! É uma Carineta sp









 

Finalmente descobri que a cigarra misteriosa fotografada ano passado e postada neste mesmo blog é da mesma espécie que a cigarra verde, ou seja, Carineta sp!!! Antes eu cheguei a desconfiar que fossem a mesma espécie, mas a oitava foto de cima para baixo me fez duvidar, pois parecia mais uma Taphura que uma Carineta. Somente com a última foto eu obtive a confirmação. O canto da espécie é bastante errático, uma pulsação oscilante com trechos mais acelerados e trechos mais lentos, mas tudo incrivelmente rápido (quem ouve de longe pensa se tratar única e exclusivamente de um zumbido). A qualquer aproximação, elas cessam o canto imediatamente, e parecem dialogar, com sequências de estalos curtos, quando a área parece segura, até reiniciarem o canto. São bastante difíceis de serem vistas, por causa da cor verde e por gostarem de se abrigar em matas sujas, com trepadeiras e na proximidade de pântanos. Tamanho aproximado: 1,3 a 1,5cm. Apresentam dimorfismo sexual: a fêmea é totalmente verde, enquanto o macho possui o abdomen marrom.

Um comentário:

  1. Eu sempre pensei q esse som fosse de um grilo até por curiosidade eu procurar oq era e encontrei essa cigarrinha

    ResponderExcluir