terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cigarras de Paraibuna-SP (Parte 4)

















Estou muito feliz por ter encontrado novamente esta cigarra (já havia a encontrado em Socorro-SP ano passado). Se por um lado ela me provou por a + b que eu estava identificando outra espécie de maneira errada, por outro me deu certeza de que esta é a verdadeira espécie que antes eu não sabia: Trata-se nada mais nada menos que da Quesada sodalis!!!!! Tive a sorte de achar um documento que identificava com certeza esta espécie, principalmente pelas suas marcas nas asas (Espécies de Cigarras Associadas ao Cafeeiro). Como se pode ver nas fotos, seu corpo é quase todo negro, com o colar e os olhos num tom bastante escuro de verde, 2 manchas brancas em forma de ponto nos lados do abdome e o ventre branco (exceto as patas e a parte central do abdome). Seu tamanho é de aproximadamente 4cm, e o espécime nesta foto é um macho. Seu canto é bastante alto, chegando a ser ensurdecedor: uma vibração em altíssima velocidade, num tom bastante agudo. Há possibilidades de que outra cigarra encontrada no ano passado em Campinas e postada neste blog pertença à mesma espécie, pois possui o canto quase igual; porém, a cor dos olhos e das marcas no mesonoto do espécime são diferentes, não há marcações nas asas, e o período na qual ele foi encontrado era posterior ao atual (final de dezembro, enquanto estamos no início de novembro), o que pode resultar ainda numa outra espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário