terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cigarras de Paraibuna-SP (Parte 5)




Eis agora a parte de Paraibuna que mais me intrigou: as espécies que não pude coletar ou fotografar. Pior que isso, teve uma espécie que eu sequer registrei o canto em vídeo, apesar de ter tido a oportunidade. Pelo menos eu posso descrever o canto: parece-se com o início do canto da espécie F. torresi, com a diferença que não aumenta de intensidade. O que eu pude ver desta cigarra (sim, eu pude ver, e não tirei foto... :-( ...) é que é um espécime grande, algo entre a própria F. torresi e a Quesada gigas (ou seja, 4cm de comprimento). O desafio era que por qualquer motivo essa espécie parava de cantar, o que dificultava a filmagem.
Porém, vamos às outras, as quais pude registrar o canto em vídeo. Primeiramente, quero lamentar a péssima qualidade das gravações (infelizmente, na mesma hora da filmagem havia várias outras cigarras cantando junto). Apesar disso, ainda é possível distinguir o canto dessas duas novas espécies (digo novas porque eu ainda não havia avistado nenhuma delas).
A primeira gravação mostra um canto que começa semelhante à segunda parte do canto da F. torresi, uma sequência de zizizizizizi. Depois disso, o canto acelera e torna-se uma sequência bem rápida de grupos de 5/6 pulsos (algo parecido com um zizizizizi zizizizizi zizizizizi). Como não vi a cigarra que produziu esse canto, não posso afirmar nada sobre ela, mas acredito que seu tamanho não deva ser superior a 3cm.
A segunda, a terceira e a quarta gravações mostram um canto que começa com uma oscilação bastante rápida, uma sequência contínua de pulsos, que aos poucos vai desacelerando e depois se transforma em uma sequência de "weeooooweeooooweeooooweeoooo". Também não vi a cigarra que produziu esse canto, mas posso afirmar que me parece maior que a anterior, pelo simples fato de o segundo canto ser mais alto que o primeiro.
Ficaria muito feliz se me ajudassem a identificar as referidas espécies!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário